Os 4 Tipos de Intenção de busca

Desde a criação dos mecanismos de pesquisa, um dos grandes problemas para seus desenvolvedores foi descobrir como as pessoas fazem suas buscas, afinal, cada uma tem a sua maneira de usar os buscadores. Pessoas utilizam diferentes palavras-chaves para encontrar uma determinada página, ou ainda mais complicado, muitas usam as mesmas palavras para procurar páginas diferentes. Se um usuário, por exemplo, digitar “tênis adidas” ele poderá estar buscando diversos tipos de informações: a história do tênis adidas, os lançamentos de tênis adidas ou até mesmo procurando um tênis adidas para comprar. 

Para tentar dar um resultado cada vez mais eficaz para as pesquisas, as plataformas responsáveis pelos motores de busca começaram a investir em tecnologia que possa compreender a linguagem humana e dessa forma entregar um melhor resultado para os usuários.

Muitas dessas formas de entrega estão na forma de snippets, que ajudam o usuário a encontrar as respostas para suas pesquisas sem precisar acessar uma página específica. Isso acontece quando a palavra-chave possui um sentido muito amplo, quase impossível de ser identificado na sua intenção. Outras porém são mais fáceis de categorizar, vamos conhecer os tipos de intenção de busca e suas particularidades:

Navegacional

Tipos de Intenção de busca - navegacional

Essa é uma maneira bem comum de se usar os mecanismos de pesquisa, ainda mais em tempos em que o Google virou um sinônimo de busca a ponto de ter virado verbo no idioma inglês. A intenção navegacional é quando o usuário usa o buscador para encontrar um site que ele já conhece, mas que não lembra ou tem preguiça de digitar o endereço na barra de URL.

Informacional

Tipos de Intenção de busca - informacional

A pesquisa informacional acontece quando o usuário usa a pesquisa para saber mais sobre um assunto específico. No exemplo acima do tênis adidas ele faria uma busca como “qual a história da adidas” ou “quando foi lançado o primeiro tênis adidas”. Muitos dos resultados dessa busca possuem resultados com termos como guia, tutorial, exemplos ou dicas. Porém é importante salientar que nem toda pesquisa informacional precisa ser feita em forma de pergunta.

Comercial / Investigacional

Tipos de Intenção de busca - comercial

Esta é uma pesquisa mais voltada para a aquisição de algum serviço ou produto. O usuário está interessado na compra, porém ainda não sabe exatamente onde e o que comprar, por isso faz uma pesquisa mais ampla, focada mais em descrições e reviews do item. O exemplo com o tênis seria algo como “melhores tênis para corrida” ou “vantagens do tênis adidas”.

Transacional

Tipos de Intenção de busca - transacional

Quando o usuário está com a intenção de uma compra específica ela efetua esse tipo de busca, a transacional, ou seja, procura efetuar uma transação. Muitas vezes sua resposta pode vir na forma de imagens e sites com o produto procurado ou mesmo como o snippet de shopping do Google, que já traz valores, fotos e descrição. O usuário pode tanto buscar um item específico, quanto o produto mais o site onde fará a compra. Exemplo: “comprar tênis adidas” ou “tênis adidas masculino netshoes”.

Para uma empresa que deseja fazer negócios pela internet e para os que desejam melhorar o SEO de seu site, conhecer a intenção de busca de um usuário é essencial, tanto para saber como ele faz essa busca, quanto para saber quais tipos de potenciais clientes irão acessar uma página específica.

Para mais dicas de SEO e marketing digital, acesse nosso blog com conteúdo exclusivo.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Gostou desse post? Siga nossos conteúdos nas redes sociais

Deixe um comentário

Marketing de performance - outros tipos de campanha
Marketing de Performance

Outros tipos de campanhas no Google Ads

Apesar da Campanha de Pesquisa ainda ser a mais associada ao Google Ads, outros tipos de campanhas vem ganhando espaço nos últimos anos, justamente por atuarem em outra etapa do funil de vendas, trazendo assim

leia mais »