7 vantagens de um site próprio para seu negócio

Apesar do crescimento acelerado da tecnologia e com o número de pessoas com acesso à internet aumentando a cada dia, ainda existem aqueles que preferem abrir mão de uma página ou não encontram vantagens de um site próprio para o seu negócio.

Algumas objeções até podem parecer razoáveis em um primeiro momento: por que um negócio local que não vende pela internet precisaria de um site? Uma página em rede social, como Facebook, Instagram ou Pinterest, já não seria suficiente?

Vantagens de um site próprio para seu negócio

São questões justas, especialmente se o gerenciamento das redes é bem conduzido (com um número interessante de seguidores e interação com os clientes), o que pode dar uma sensação de que isso bastará para o crescimento do seu negócio.

Porém existe um problema nessa abordagem, as redes sociais estão em frequente mutação ou podem vir a ser substituídas por outras. Portanto os usuários que consomem seu conteúdo em alguma rede podem desaparecer assim que uma outra rede mais interessante surgir, fazendo com que todo o trabalho de conquista de seguidores ou inscritos tenha que ser refeito.

Obviamente o trabalho nas redes sociais pode continuar, mas com o direcionamento para um site próprio, as informações desses usuários (tanto o contato, como dados demográficos e de comportamento) ficam sob seu domínio, não dependendo de atualizações ou permissões adicionais.

Uma analogia interessante é pensar no site como a fachada de seu negócio. Ele possuirá a sua identidade visual, terá as informações principais, uma vitrine personalizada dos seus serviços. Assim, o cliente que entra estará em seu território, e, portanto, a abordagem pode ser mais assertiva, como a utilização de e-mail marketing, por exemplo.

Em contrapartida as redes sociais podem ser compreendidas como uma rua movimentada com muitos panfletos sendo entregues. A página do seu negócio é um desses panfletos, e por mais que possua uma identidade visual própria e seja entregue para um público-alvo (por exemplo, se seu negócio for moda feminina o panfleteiro só entregará para mulheres), ainda sim será um entre muitos.

Portanto, um site próprio para o negócio já possui uma vantagem imensa em relação a uma página em qualquer rede social, mas esse é apenas um dos benefícios de ter o seu endereço.

Antes de mais nada, alguns números

No mundo inteiro o número de pessoas com acesso a internet se encaminha para 5 bilhões, mais da metade da população mundial e além disso são feitas 800 milhões de buscas no Google por dia. Entre os brasileiros, cresce o percentual de pessoas que pesquisam antes de comprar algo, já superando a marca de 70%. Ainda assim, estudos mostram que empresas que utilizam suas homepages para venda têm um crescimento no faturamento três vezes maior do que aquelas que não o fazem.

Ainda não está convencido? Aqui seguem algumas vantagens de um site próprio para o seu negócio:

Mais informações sobre o seu negócio

Vantagens de um site próprio para seu negócio

Em uma página de rede social as informações sobre seu produto estarão restritas às características da plataforma: número de caracteres, quantidade e qualidade de fotos e vídeos, além da organização do que está sendo oferecido. Já na sua própria página a organização fica a seu critério, as “prateleiras” são arrumadas de acordo com seu gosto.

Reconhecimento da marca

Diferente das lojas físicas, um site permanece sempre “aberto” e, uma vez que contenha as informações necessárias, pode servir como um divulgador do seu negócio mesmo em horários não comerciais, facilitando a comunicação entre você e o potencial cliente.

Credibilidade frente aos clientes

Ao pesquisar um produto ou serviço na internet, o usuário confiará muito mais em uma empresa com um site (onde encontrará a localização, contato, fotos e serviços) do que em outra que conta apenas com nome e telefone, especialmente se ela for uma empresa nova no mercado.

Um outro vendedor

Vantagens de um site próprio para seu negócio

Um bom site também pode funcionar como seu mais novo vendedor. Apresentando as informações essenciais, contendo depoimentos de outros clientes e promoções, sua página se torna uma aliada fortíssima ao se tornar um novo canal de venda.

Redes sociais como aliadas

Apesar de não substituírem a página própria, as redes sociais são ótimas ferramentas, tanto para apresentar seu negócio, tanto como canal para trazer novos usuários para o site, seja ela através de postagens tradicionais ou, especialmente através de anúncios pagos. Esses últimos têm resultados muito mais expressivos quando são direcionados para sites preparados para receber esse tipo de tráfego.

Na palma da mão

Com metade das pesquisas do Google sendo feitas por dispositivos móveis (celulares, tablets, etc) e com a expectativa de crescimento desses números, a responsividade é um item essencial no momento de criação de um site. Páginas leves e rápidas, com um design especial para dispositivos móveis, serão o diferencial entre a satisfação ou não de um novo cliente.

Tudo pode ser mensurado

Vantagens de um site próprio para seu negócio

Outra característica importante dos sites é a possibilidade de terem todas suas informações medidas, desde o tempo médio que os usuários passaram em determinada página até os canais que trouxeram novos usuários. Com essas informações é possível executar melhorias no site, além de ser uma ferramenta importante para conhecer melhor seu público-alvo.

E como eu faço para aparecer?

Existem duas formas básicas para a sua página receber atenção e, consequentemente, cliques na internet. A primeira é através das pesquisas nos motores de busca, como o Google, por exemplo. A outra é através de anúncios nesses mesmos motores e/ou redes sociais. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles:

Busca orgânica

A busca orgânica é a forma pela qual seu site será encontrado através dos motores de busca. Para que ele seja encontrado facilmente é importante ele ficar nas primeiras posições da busca e para isso acontecer é necessário empregar as técnicas de otimização para mecanismos de busca, ou SEO

Essas técnicas são tulizadas em diversas partes da página, desde a qualidade do conteúdo, a utilização de palavras-chaves apropriadas para o nicho de mercado, além de considerações mais técnicas como o tempo de carregamento e responsividade.

Outra parte importante na otimização par a busca orgânica é aproveitar os snippets, resultados que aparecem de forma alternativa no resultado das pesquisa, sendo que um dos mais famosos deles é o Google Meu Negócio, que é um ótimo meio de divulgação local do negócio.

Anúncios pagos

O principal atrativo do anúncio pago é o retorno a curto prazo, já que essa é uma estratégia criada para que o site seja encontrado automaticamente. Na maioria das campanhas a empresa paga por clique (PPC ou pay per click) enquanto outras estratégias de anúncio pago, como a de vídeos no youtube, podem ser cobradas por visualizações.

As estratégias de marketing para motores de busca permitem ajustes fáceis e rápidos, permitindo uma série de testes para conseguir o melhor resultado em termos de valor por clique. Porém é uma estratégia que apenas funciona quando a campanha está ativa, no momento em que a empresa parar de pagar pelos anúncios ela perderá a posição que estava no ranking. E então, que tal fazer um site para seu negócio?

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