5 vantagens do marketing de performance

Com o consumidor cada vez mais conectado à internet, muitas empresas estão apostando nessa nova forma de fazer publicidade, o Marketing de Performance. Esse é um tipo de marketing digital que tem como grande diferencial o foco em resultados, ou seja, tem como característica básica a possibilidade de medir quais campanhas estão dando certo e quais devem receber mais atenção. Vamos conhecer melhor algumas das vantagens do marketing de performance:

O que é Marketing de Performance

Vantagens do marketing de performance

O Marketing de Performance é uma abordagem estratégica que enfatiza a mensuração e a avaliação direta dos resultados das atividades de marketing, em vez de simplesmente se concentrar em métricas superficiais, como impressões ou cliques. Nessa metodologia, as campanhas são meticulosamente planejadas e executadas com base em objetivos específicos, como a geração de leads, vendas, ou outras ações desejadas dos consumidores. 

Sua relevância no cenário atual é significativa, especialmente em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e voltado para dados. Com a crescente disponibilidade de tecnologias de rastreamento e análise, as empresas têm a capacidade de medir o desempenho de suas campanhas com precisão sem precedentes. 

O Marketing de Performance surge como uma solução para vários desafios enfrentados pelas empresas no ambiente de marketing contemporâneo. Tradicionalmente, as empresas têm lutado para quantificar o impacto real de suas campanhas, muitas vezes recorrendo a métricas vagas e imprecisas para medir o sucesso. O Marketing de Performance resolve esse problema ao estabelecer métricas claras e mensuráveis que estão diretamente alinhadas aos objetivos de negócios. 

Outra questão crítica que o Marketing de Performance pode resolver é a alocação ineficiente de recursos de marketing. Sem uma compreensão clara do desempenho das campanhas, as empresas correm o risco de desperdiçar orçamentos preciosos em estratégias que não oferecem retorno.

Ao adotar uma abordagem baseada em resultados, as empresas podem direcionar seus investimentos para as táticas que oferecem o melhor retorno sobre o investimento, maximizando assim o impacto de seu marketing. Dessa forma, o Marketing de Performance não apenas fornece uma estrutura para mensurar o sucesso das campanhas, mas também oferece uma solução tangível para os desafios enfrentados pelas empresas na economia atual.

Vantagens do marketing de performance

Vantagens do marketing de performance

Resultados em tempo real

Uma das principais vantagens do marketing de performance em relação às formas clássicas de fazer publicidade é a possibilidade de acompanhar os resultados no momento em que as campanhas são lançadas. Como o marketing de performance é todo baseado na internet, é possível, com a utilização de tags html na página, verificar o comportamento do usuário durante a campanha.

Se você, por exemplo, possui uma hamburgueria gourmet e deseja anunciar para os usuários do facebook e instagram da sua região, a partir do momento em que a campanha começar, já será possível verificar os resultados: quantas pessoas viram o anúncio, quantas clicaram, quantas fizeram um pedido, além de outras métricas interessantes e que vão indicar o sucesso do projeto.

Baixo orçamento

Outro atrativo do marketing de performance, especialmente para quem está começando um negócio e não possui um grande valor para investir em publicidade, é a possibilidade de começar com pouco orçamento e depois ir escalonando, à medida que a campanha estiver dando resultado, até chegar ao resultado desejado.

Esse é um ponto importante, pois à medida que as campanhas forem rodando, cada vez mais os algoritmos das plataformas receberão informações sobre a sua empresa e seu público-alvo, tornando o projeto ainda mais assertivo ao longo do tempo.

Planejamento e metas

Antes de começar uma campanha através do marketing de performance é necessário um bom planejamento. Conhecer seu público, que ferramentas vão ser usadas, o orçamento de cada campanha, etc. Feito esse planejamento e executando a campanha, a empresa terá uma ótima visão de sua eficácia, já que poderá fazer um cálculo simples de o quanto está sendo gasto em publicidade e o quanto de retorno se está tendo em vendas, podendo fazer a medição desse lucro em determinados períodos de tempo para comprovar a qualidade de cada estratégia.

Conhecer o público-alvo

vantagens do marketing de performance

Acontece em muitas empresas, especialmente naquelas que estão começando, não conhecer ou se ter uma ideia equivocada de quais são os seus clientes em potencial. Uma das formas de ter essa informação de forma mais precisa é fazendo uma pesquisa, porém nem todos possuem tempo e recursos para fazê-las.

Através do marketing de performance esses insights são muito mais fáceis de conseguir. Além de acesso a informações como idade, renda ou localização geográfica, as plataformas também trazem outros dados sobre os usuários, como os tipos de páginas costumam frequentar ou quais produtos costumam adquirir. Todas essas informações podem ser usadas no momento de criação de uma campanha. Existem também a possibilidade de criar campanhas idênticas com públicos diferentes para se ter uma certeza maior de quem é seu cliente ou não.

Otimização das campanhas

Com as informações retiradas das campanhas é possível fazer uma análise dos dados e verificar quais estratégias deram certo. Por isso a importância de usar diversos modelos para testes – como textos, imagens e públicos, por exemplo – pois a partir deles é possível verificar quais deram melhor resultado e devem continuar e quais devem ser otimizados, para que cheguem a o nível desejado de quando foram definidas as metas da campanha.

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