Como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa

Atualmente é difícil encontrar alguém que não utilize o Google – seja para procurar uma informação específica, pesquisar algum produto ou apenas acompanhar as últimas notícias – o motor de busca está tão presente no cotidiano das pessoas que algumas de suas ferramentas passam quase despercebidas aos olhares de um internauta menos atento.

É o caso do Google Meu Negócio, ferramenta que ajuda a identificar as empresas de um determinado ramo em nível local. A partir do Google Meu Negócio é possível inserir uma variedade de informações que vão ajudar a sua empresa a ser encontrada por aqueles que estão mais perto dela, mas que talvez a desconheciam.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre o Google Meu Negócio, suas características e suas boas práticas.

Como criar um Google Meu Negócio

Como o Google meu negócio pode ajudar sua empresa

A utilização do Google Meu Negócio traz uma série de benefícios para a empresa, afinal cerca de 80% dos usuários da internet utilizam o Google para pesquisar sobre algum estabelecimento antes de realizar uma compra. Dessa forma, é importante garantir que todas as informações sejam passadas para o seu público-alvo.

Além disso, a utilização do Google Meu Negócio representa um maior destaque da empresa, já que os números fornecidos pela própria plataforma indicam um crescimento de até 42% de aumento dessa visibilidade para aqueles que utilizam a ferramenta de forma correta.

Outra vantagem da utilização do Google Meu Negócio é que ele aumenta a confiança do usuário em relação a empresa pesquisada, afinal ali estarão todas as informações necessárias para entrar em contato, além de imagens do espaço físico e comentários dos próprios clientes. Todas essas informações dão uma maior transparência para o negócio, demonstrando a seriedade do mesmo.

Google Meu Negócio no funil de vendas

A utilização do Google Meu Negócio é uma ótima forma de interagir com o seu cliente que já está em uma etapa avançada da jornada do cliente. Por exemplo, vamos imaginar que você possui um Pet Shop em Caxias do Sul, quando um usuário pesquisar por empresas próximas nesse determinado nicho, ele já estará procurando uma solução prática para o seu problema.

E se a sua empresa estiver realizando uma boa estratégia de Inbound Marketing (com bons conteúdos em blogs, redes sociais e outros), é bem provável que o nome de seu estabelecimento seja lembrado, tornando-se uma das opções mais confiáveis para esse usuário.

Outra grande vantagem da ferramenta, talvez uma das maiores, é que ele é gratuito. Tudo que a sua empresa precisa fazer é realizar o cadastro na página do Google Meu Negócio para receber uma carta confirmando que aquele local realmente lhe pertence. Em seguida é só preencher as formas de contato, horários e informações importantes, tudo bem rápido e prático dentro do cadastro da ferramenta.

Como utilizar o Google Meu Negócio de forma correta

Como o Google meu negócio pode ajudar sua empresa

Antes de criar um perfil no Google Meu Negócio é importante que a empresa já tenha definido quais são as palavras-chaves essenciais para o seu negócio. No exemplo acima poderíamos definir algumas, como “Pet Shop” e “Caxias do Sul”, além é claro o nome da empresa. Portanto utilize os espaços onde é possível inserir essas informações, como a minibiografia da empresa, para explicar do que se trata o negócio com o auxilio dessas palavras-chave.

Para ajustá-lo o perfil de forma adequada é preciso, após o cadastro, realizar dois procedimentos básicos que poderão ser o diferencial no momento de uma empresa se destacar nas pesquisas locais.

O primeiro é definir o NAP. NAP é uma sigla para name, adress e phone (nome, endereço e telefone em inglês). Estas são as principais informações na hora de criar um perfil no Google Meu Negócio e devem ser repetidas em todos os outros cadastros que a empresa realizar online (como no seu próprio site por exemplo) e também deve seguir sempre as mesmas configurações. Nada de escrever Rua Fulano de Tal no Google Meu Negócio e R. Fulano de Tal no Facebook, por exemplo.

O segundo é definir o nome da empresa no perfil do Google Meu Negócio. O próprio Google alerta para o fato de que o nome deve ser preenchido como ele aparece na comunicação visual da empresa, como se fosse uma placa dentro da plataforma.

Como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa

As informações de contato, como site e telefone, são essenciais, afinal essas são as formas de comunicação padrão entres o seu negócio e o usuário. Porém a ferramenta também permite outras formas de interação.

É o caso dos agendamentos e mensagens, que podem ser feitos diretamente através do Google Meu Negócio. Essas duas ferramentas podem ser configuradas através do site da empresa e facilitam ainda mais a comunicação com o usuário.

E caso seu negócio ainda não possua um site, o Google disponibiliza uma ferramenta para a criação de uma página simples. Ele virá com a terminação local business, característica das página criadas através do Google Meu Negócio, e pode ser um passo inicial antes da criação de um site próprio (recomendado para a criação de estratégias de Marketing Digital de maior impacto)

É possível também criar atualizações pontuais (como alertas de abertura e fechamento para feriados ou férias) ou mesmo lançamento de produtos. A ferramenta pode ser utilizada como se fosse uma rede social, ou seja, outra forma de interagir com potenciais clientes e divulgar o seu produto.

Por fim, não deixe de responder aos comentários dos usuários, mesmo aqueles negativos. É importante para o visitante da página saber como a empresa lida com as críticas negativas. Se a sua resposta for propositiva, procurando entender os motivos do comentário negativo, é bem provável que ela tenha mais influência do que o comentário em si.

Portanto, caso sua empresa ainda não tenha Google Meu Negócio configurado, faça o cadastro agora mesmo, afinal poucas são as ferramentas com tantas vantagens e, melhor ainda, são gratuitas. Caso esteja com receio de utilizar a ferramenta e achar que precisa de maior ajuda, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria, ela é gratuita.

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